Graduação
Jogos Digitais
Grau
Modalidade
Mensalidade
Valor ingressantes (2024): R$ 2.594,00
Apresentação
Por que estudar no Curso de Jogos Digitais na PUC-SP?
O Curso Bacharelado em Jogos Digitais da PUC-SP forma profissionais aptos para atuar com equipes que desenvolvam produtos, tais como ambientes tridimensionais e de imersão; processos estéticos em ambientes digitais interativos; jogos de plataforma e interfaces; soluções para ambientes em dispositivos móveis. A matriz curricular contempla aspectos visuais de ergonomia e jogabilidade; interatividade em ambientes de rede; semiótica; estética, entre outros, e propõe a integração de conteúdos, por meio de metodologias ativas, que promovem o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem.
Atuação profissional
O bacharel em Jogos Digitais pode atuar no mercado de entretenimento e de jogos educativos; em empresas que necessitem criar simuladores de negócios; em empresas da área médica, que precisem de jogos para simulações em tratamentos de pacientes, entre outras, em atividades que envolvem captura de movimento, computação gráfica, construção de mundos virtuais, criação e modelagem de personagens, desenho digital, edição de vídeo e áudio machinima e cinemátic, game engines , gestão de projetos, história e roteiro de jogos, game design, level design, iluminação, renderização, imagem vetorial e rasterizada, inteligência artificial, interfaces, jogos em 2D, pintura digital, processamento de imagens, programação de computadores, engenharia de software, metodologia ágil, rigging e animação de personagens.
Parcerias e estágios
O estágio é componente curricular obrigatório para a conclusão do Curso de Jogos Digitais e deverá ser realizado a partir do 5º período do curso. O estudante do curso tem a oportunidade de optar por realizar estágios nos setores acadêmico-administrativos da Universidade ou em empresas externas, com as quais a Universidade mantém parceria.
Depoimentos
Curso
-
Regime de Matrícula:
Semestral -
Reconhecimento:
Novo curso -
Duração:
Duração mínima:
6 semestres
Duração máxima:
8 semestres -
Mensalidade:
Valor ingressantes (2024): R$ 2.594,00
-
Campus e Turnos:
200Marquês de Paranaguá - Matutino
Objetivo
O curso de Jogos Digitais da PUC-SP visa a formar profissionais preparados para planejar e produzir projetos de jogos nas suas mais variadas modalidades, considerando-se aspectos de gestão e técnico inerentes à produção e criação de jogos.
Infraestrutura
O curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP conta com laboratórios de informática bem equipados, com hardwares e softwares adequados para a formação de profissionais da área. Conta, ainda, com salas tecnológicas que promovem a aprendizagem ativa e colaborativa,
Grade Horária
Ch.: Carga Horária
Marquês de Paranaguá - Matutino | ||
Per. | Disciplina / Professor | CH |
0 | Optativa - texturização e iluminação Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
720000 |
0 | Optativa - texturização e iluminação Prof(a) Doutor(a) Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos |
720000 |
1 | Eletrônica digital gamificada Prof(a) Doutor(a) Rogerio Cardoso dos Santos |
720000 |
1 | Estudos orientados ludológicos Prof(a) - |
180000 |
1 | Introdução ao pensamento teológico Prof(a) Doutor(a) Paulo Raphael Oliveira Andrade |
540000 |
1 | Projeto lúdico Prof(a) - |
2.16e+006 |
1 | Projeto lúdico - estúdio Prof(a) Doutor(a) Vicente Martin Mastrocola |
720000 |
1 | Projeto lúdico - sustentação teórica Prof(a) Doutor(a) Fabiano Alves Onça |
720000 |
1 | Projeto lúdico - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Vicente Martin Mastrocola |
720000 |
3 | Construção de mundos digitais e roteiro Prof(a) Doutor(a) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari |
720000 |
3 | Estudos orientados level design Prof(a) - |
720000 |
3 | Projeto jogabilidade Prof(a) - |
2.16e+006 |
3 | Projeto jogabilidade - estúdio Prof(a) Doutor(a) Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra |
900000 |
3 | Projeto jogabilidade - sustentação teórica Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
720000 |
3 | Projeto jogabilidade - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos |
540000 |
5 | Comunicação e semiótica Prof(a) Doutor(a) Sergio Roclaw Basbaum |
360000 |
5 | Estudos orientados avançados Prof(a) - |
360000 |
5 | Marketing e-commerce e monetização Prof(a) Doutor(a) Evange Elias Assis |
720000 |
5 | Projeto mobile Prof(a) - |
720000 |
5 | Projeto mobile - sustentação teórica Prof(a) Doutor(a) Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos |
360000 |
5 | Projeto mobile - tutoria de projetos Prof(a) Doutor(a) Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos |
360000 |
5 | Projeto personagens Prof(a) - |
720000 |
5 | Projeto personagens - sustentação teórica Prof(a) Doutor(a) Sergio Roclaw Basbaum |
360000 |
5 | Projeto personagens - tutoria de projetos Prof(a) Mestre Gilles Pedroza Leite |
360000 |
7 | Carreiras, empreendedorismo e indústria de jogos Prof(a) Doutor(a) Ivelise Fortim de Campos |
720000 |
7 | Estudos orientados imersivos Prof(a) - |
720000 |
7 | Game áudio: trilhas e música Prof(a) Doutor(a) Lawrence Rocha Shum |
720000 |
7 | Projeto imersão Prof(a) - |
720000 |
7 | Projeto imersão - estúdio Prof(a) Doutor(a) Rogerio Cardoso dos Santos |
360000 |
7 | Projeto imersão - sustentação teórica Prof(a) Doutor(a) Fabiano Alves Onça |
360000 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Fabiano Alves Onça |
720000 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos |
720000 |
7 | Trabalho de conclusão de curso i Prof(a) Doutor(a) Vicente Martin Mastrocola |
720000 |
Matriz Curricular
Currículo - 2023 | ||
Sem. | Disciplinas | CH |
1 | ELETRÔNICA DIGITAL GAMIFICADA720000 ESTUDOS ORIENTADOS LUDOLÓGICOS180000 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO540000 PROJETO LÚDICO2160000 PROJETO LÚDICO - ESTÚDIO720000 PROJETO LÚDICO - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA720000 PROJETO LÚDICO - TUTORIA DE PROJETOS720000 |
|
2 | ESTUDOS ORIENTADOS 2D180000 MATEMÁTICA DISCRETA E ÁLGEBRA LINEAR720000 PROJETOS JOGOS 2D2160000 PROJETOS JOGOS 2D - ESTÚDIO720000 PROJETOS JOGOS 2D - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA720000 PROJETOS JOGOS 2D - TUTORIA DE PROJETOS720000 TEOLOGIA EM DIÁLOGO COM AS TECNOCIÊNCIAS540000 |
|
3 | CONSTRUÇÃO DE MUNDOS DIGITAIS E ROTEIRO720000 ESTUDOS ORIENTADOS LEVEL DESIGN720000 PROJETO JOGABILIDADE2160000 PROJETO JOGABILIDADE - ESTÚDIO900000 PROJETO JOGABILIDADE - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA720000 PROJETO JOGABILIDADE - TUTORIA DE PROJETOS540000 |
|
4 | CULTURA E CIDADANIA360000 ESTUDOS ORIENTADOS 3D720000 HISTÓRIA DA ARTE E DESIGN360000 PROJETO JOGOS 3D2160000 PROJETO JOGOS 3D - ESTÚDIO900000 PROJETO JOGOS 3D - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA720000 PROJETO JOGOS 3D - TUTORIA DE PROJETOS540000 |
|
5 | COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA360000 ESTUDOS ORIENTADOS AVANÇADOS360000 MARKETING E-COMMERCE E MONETIZAÇÃO720000 OPTATIVA I720000 PROJETO MOBILE720000 PROJETO MOBILE - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA360000 PROJETO MOBILE - TUTORIA DE PROJETOS360000 PROJETO PERSONAGENS720000 PROJETO PERSONAGENS - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA360000 PROJETO PERSONAGENS - TUTORIA DE PROJETOS360000 |
|
6 | ESTUDOS ORIENTADOS PRODUÇÃO360000 OPTATIVA II720000 PROGRAMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL360000 PROGRAMAÇÃO SHADERS360000 PROJETO CINEMATIC720000 PROJETO CINEMATIC - ESTÚDIO360000 PROJETO CINEMATIC - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA180000 PROJETO CINEMATIC - TUTORIA DE PROJETOS180000 PROJETO JOGOS EM REDE720000 PROJETO JOGOS EM REDE - ESTÚDIO360000 PROJETO JOGOS EM REDE - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA180000 PROJETO JOGOS EM REDE - TUTORIA DE PROJETOS180000 UX PARA GAMES360000 |
|
7 | CARREIRAS, EMPREENDEDORISMO E INDÚSTRIA DE JOGOS720000 ESTUDOS ORIENTADOS IMERSIVOS720000 GAME ÁUDIO: TRILHAS E MÚSICA720000 PROJETO IMERSÃO900000 PROJETO IMERSÃO - ESTÚDIO440000 PROJETO IMERSÃO - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA460000 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I540000 |
|
8 | BETA TESTING720000 CONTROLE DE QUALIDADE720000 ESTUDOS ORIENTADOS PRODUTO720000 PROJETO PRODUTO900000 PROJETO PRODUTO - ESTÚDIO450000 PROJETO PRODUTO - SUSTENTAÇÃO TEÓRICA460000 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II540000 |
Corpo Docente
Evange Elias Assis
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 11 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Marketing e-commerce e monetização
- Acessar Currículo Lattes
Fabiano Alves Onça
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 0 anos e 6 meses.
- Tempo de Trabalho:0 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Projeto imersão - sustentação teórica
Projeto lúdico - sustentação teórica
Trabalho de conclusão de curso i
Fabio Luiz Livramento Barretto Musarra
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 15 anos e 7 meses.
- Tempo de Trabalho:15 anos e 7 meses.
- Disciplinas:Projeto jogabilidade - estúdio
- Acessar Currículo Lattes
Gilles Pedroza Leite
- Titulação: Mestre
- Anos de Casa: 3 anos e 6 meses.
- Tempo de Trabalho:3 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Optativa - texturização e iluminação
Projeto jogabilidade - sustentação teórica
Projeto personagens - tutoria de projetos
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 2 anos e 7 meses.
- Tempo de Trabalho:2 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Construção de mundos digitais e roteiro
Ivelise Fortim de Campos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 16 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:16 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Carreiras, empreendedorismo e indústria de jogos
- Acessar Currículo Lattes
Lawrence Rocha Shum
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 19 anos e 11 meses.
- Tempo de Trabalho:17 anos e 10 meses.
- Disciplinas:Game áudio: trilhas e música
- Acessar Currículo Lattes
Paulo Raphael Oliveira Andrade
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 6 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:5 anos e 11 meses.
- Disciplinas:Introdução ao pensamento teológico
Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 10 anos e 6 meses.
- Tempo de Trabalho:10 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Optativa - texturização e iluminação
Projeto jogabilidade - tutoria de projetos
Projeto mobile - tutoria de projetos
Trabalho de conclusão de curso i
Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 10 anos e 6 meses.
- Tempo de Trabalho:10 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Projeto mobile - sustentação teórica
Rogerio Cardoso dos Santos
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 21 anos e 6 meses.
- Tempo de Trabalho:21 anos e 6 meses.
- Disciplinas:Eletrônica digital gamificada
Projeto imersão - estúdio - Acessar Currículo Lattes
Sergio Roclaw Basbaum
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 23 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:22 anos e 11 meses.
- Disciplinas:Comunicação e semiótica
Projeto personagens - sustentação teórica - Acessar Currículo Lattes
Vicente Martin Mastrocola
- Titulação: Doutor(a)
- Anos de Casa: 1 anos e 0 meses.
- Tempo de Trabalho:1 anos e 0 meses.
- Disciplinas:Projeto lúdico - estúdio
Projeto lúdico - tutoria de projetos
Trabalho de conclusão de curso i
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação, São Paulo/SP
Horário de funcionamento:
De 2ªa 6ªfeira, das 7h às 18h30
Telefones:
(11) 3124-7225 / 3124-5744
E-mail:
fcet@pucsp.br
Horário de atendimento da Coordenação:
Prof. Dr. Rogerio Cardoso dos Santos
2ª feira, das 10h às 12h30
Campus e Turnos:
Consolação – Matutino (2ª a 6ªfeira das 7h15 às 12h35)